São 40 lotes a serem vendidos até o início da Exposição, de 24 a 28 de agosto
Durante a 8ª Exposição de Caprinos e ovinos de Prata (Expoprata) haverá a tradicional venda de animais. É o 3º Leilão Genética Prata, que pode render até R$ 200 mil em vendas e negócios. A realização do Leilão é da Prefeitura de Prata em parceria com a Soluções Remate, empresa do agronegócio, que comercializa animais de genética e de produção, entre outros.
Para participar, os produtores precisam mostrar o interesse e apresentar o lote na Secretaria de Agricultura do município. Os animais disponibilizados serão avaliados pela organização do Leilão para fazer filmagem, fotos e qualificar. Segundo os organizadores, o Leilão vem sendo realizado pelo município e os dois primeiros ocorreram em parceria com a Associação Paraibana de Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco).
“A Prata vem, ao longo dos anos, investindo pesado na genética caprina e ovina, seja pela parte governamental, seja pela parte privada. Os produtores do município estão evoluindo nos negócios e vendem seus animais e produtos derivados para todo o Brasil, inclusive com encomendas para o Exterior”, informou um dos organizadores do Leilão, Paulo Rodrigues.
Ele acredita que os 40 lotes disponíveis para o Leilão serão todos vendidos antes do início da Exposição. A cidade de Prata tem planteis renomados em todo o Brasil, com raças caprinas e ovinas que são bem cuidadas, perpetuando a fama da Genética Prata pelo Estado. Uma das campeãs nacional mora no município, a cabra Giseli, de Erivaldo Ferreira, conhecido por Fita.
*Programação*
A 8ª ExpoPrata também sediará a 4ª etapa do Circuito Apacco de Eventos Agropecuários e a premiação total para pista e Torneio Leiteiro será de R$ 70 mil. Ainda teremos Festival de Violeiros, Concurso Gastronômico e 14 shows musicais, com os principais nomes do forró da atualidade, além das seis duplas de violeiros. Henry Freitas, Galego do Pajeú e Arreio de Ouro são alguns dos músicos que passarão pelo palco da Expoprata.
Realizada pela Prefeitura de Prata e apoiada pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), a 8ª Expoprata vai movimentar a economia local de 24 a 28 de agosto. Outros apoios são da Secretaria de Estado da Agricultura, Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Sistema de Crédito Cooperativo (Sicred) e Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência (Faepa), o Sebrae Paraíba, o Empreender PB, a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), a Apacco, a Associação Brasileira dos Criadores de Caprinos (ABCC) e a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) também apoiam a Expoprata. Os parceiros são Via Leste, Maravilha Motos, Da Fonte Tratores, Valtra e Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Prata (Acoop).