Seis duplas de repentistas foram confirmadas para o evento, que terá ainda quatro declamadores da poesia popular, com destaque para jovens poetas pratenses.

 

Um dos eventos mais esperados que ocorrerá na 8ª Exposição de Caprinos e Ovinos da cidade de Prata (Expoprata) é o Festival de Violeiros. 

 

Na quinta-feira, 25, haverá o Festival e o 3° Encontro de Poetas Cantadores, homenageando o poeta Jurandir Tembório. 

As duplas participantes são Biu Dionísio e Raimundo Caetano, Rogério Menezes e Sebastião Dias, Ivanildo

Vila Nova e Raulino Silva, Felipe Pereira e João Lídio, Evaldo Filho e Zé Carlos do Pajeú e Edmilson Santos e Zé Rosa.

 

Os declamadores serão Marquinho da Serrinha, Joacil Paulino, Ygor Lima e Marlene Lima. Uma participação especial do menino cantador, Thulio Fontinelle. A apresentação do Festival vai ficar por conta do poeta Teixeirinha, da Prata, que é também cordelista e radialista. O poeta Joacil, que é de Prata, representante de uma nova geração de poetas populares da

cidade, falou sobre sua participação no Festival. “Para mim é uma honra fazer essa apresentação em minha cidade e nesse evento tão importante, no meio de tantas estrelas do repente. É a

segunda vez que participo desse Festival e espero todos os amigos e amigas lá”, explicou e convidou o poeta.

 

Já a poetisa Marlene Lima, única representante mulher no meio cultural do Festival, também faz parte dessa nova leva de admiradores e criadores da poesia popular. “Estou me sentindo feliz, por estar participando de uma coisa que gosto muito, que faz parte da minha vida, que é fazer poesias. 

 

Nem tinha percebido que só tinha eu como mulher, mas elas estão bem representadas por mim, que tanto amo declamar”, falou.

 

A secretária de Cultura e Turismo de Prata, Rosângela Rafael, é uma das organizadoras do Festival e falou da missão do evento na Expoprata. 

 

“Vamos falar do fortalecimento em manter viva a nossa cultura da poesia e do repente. Falar também sobre o incentivo que é ofertado pela

Prefeitura por meio de concursos de poesias nas escolas, ação importante para que nossas crianças também enveredem por esse caminho artístico”, comentou.

 

A 8ª Expoprata é realizada pela Prefeitura de Prata e é apoiada pelo Ministério da Agricultura e

Abastecimento (Mapa), Secretaria de Estado da Agricultura, Empaer, Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Sicred, Sicoob, Senar, Faepa, Sebrae Paraíba, Empreender PB, PBTur, Apacco, Abcc e

Arco. 

 

Os parceiros da Exposição são Via Leste, Maravilha Motos, Da Fonte Tratores, Valtra e

Acoop.

 

Cultura da poesia e da viola – Para quem não sabe, o repente é o ritmo que os violeiros cantam, é um modo de “cantoria” toda baseada no improviso. Sua origem é portuguesa, mas foi primeiramente na Paraíba, no século 19, que o repente ganhou força e se espalhou por todo o Nordeste. 

 

No Encontro, os poetas cantarão acompanhados por violas e abordando os mais variados assuntos.

 

O homenageado, o poeta Jurandir Tembório, é natural de Prata, que é um município que valoriza essa arte. 

 

Segundo o organizador do Festival, Teixeirinha, a partir desta edição, o Festival só homenageará os poetas vivos. “É mais válida essa homenagem em vida porque ele está vendo o que é feito por ele. Jurandir é um poeta repentista daqui da nossa terra, aboiador, ex-vereador, é uma pessoa da cultura, por isso merece ser homenageado”, concluiu.