O Torneio Leiteiro e as exposições ranqueadas da 9ª Exposição de Caprinos e Ovinos de Prata (ExpoPrata) estão com a premiação atrativa de R$ 80 mil, incluindo duas motos zero quilômetro. Por isso, as vendas das baias está quase no fim. A organização do evento espera mais de 800 animais inscritos, número alcançado no ano passado. As baias são vendidas pelo link disponível na bio do Instagram @expoprataa.

A 9ª ExpoPrata será realizada de 23 a 27 de agosto deste ano, no Centro da cidade de Prata, no Cariri da Paraíba. Para concorrer, o animal deve estar inscrito numa das 200 baias, vendidas a R$ 100 cada pela Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco). O animal também precisa estar com o exame zoosanitário recente, emitido por um médico veterinário.

Como uma das principais competições da Exposição, o Torneio arrecada todos os anos milhares de litros de leite caprino, que são comprados pela Usina de Beneficiamento do Leite de Cabra de Prata, responsável por pasteurizar, envasar e entregar o produto dos caprinocultores.

“Já definimos também a mesa julgadora, com os zootecnistas Adalberto Jr., e Daniel de Lelis e o mestrando em Zootecnia, Wilson Hardeon. E o coordenador do Torneio Leiteiro será o Cícero Romero”, informou o coordenador do 9º Circuito Apacco, Renato Vaz.

Segundo ele, o Torneio é uma das principais etapas do Circuito, visto que a cidade é considerada a “Capital da cabra leiteira”. Toda a equipe de coordenação de pista do Torneio estará presente para que se realize um grandioso evento local, PCPO e PA, que são as etapas regionais.

*Exposições* – Outras competições serão realizadas na 9a ExpoPrata para se alcançar um do prêmios ofertados. As Exposições Ranqueadas das Associações Brasileiras de Criadores de Caprinos (ABCC) Anglo e Boer terão duas pistas de julgamentos simultâneas, onde os dois jurados irão julgar os animais de raça.

“É uma premiação muito boa, uma das melhores da Paraíba. Convidamos todos os produtores e todas as produtoras de caprinos e ovinos da região para concorrer”, convidou Renato.

Como um evento completo da agropecuária e da agricultura familiar, a ExpoPrata 2023 terá ainda o Concurso Gastronômico na parte cultural, que ofertará R$ 2.400 em prêmios.

“É uma festa completa, com negócios da caprinovinocultura, que motiva os produtores a estarem presentes, e é a comemoração desse momento de troca com a nossa cultura popular. Convidamos a todos e todas para uma grande participação neste momento que estamos preparando com muito empenho. Prata está pronta para receber agricultores e turistas”, convidou o prefeito Genivaldo Tembório.