Servidoras do CAPS e VISAT (vigilância em saúde do trabalhador) participam hoje em Campina Grande do I Fórum Regional de Saúde Mental e Trabalho em alusão a campanha Setembro Amarelo, de prevenção a Saúde Mental.

Buscando melhorar o atendimento e criar estratégias de melhorias para saúde do Município.

O evento acontece no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), das 8h às 17h, com a participação de aproximadamente 300 profissionais das diversas áreas da saúde mental.

O Fórum integra as ações da Campanha “Setembro Amarelo – Ouvir é Acolher”, voltada à Saúde Mental. Com a mensagem “Quem cuida da mente, cuida da vida”, a campanha está voltada à prevenção e o combate aos vários tipos de assédio sofridos no trabalho, entre outras situações, que levam ao adoecimento.

A campanha alusiva ao Setembro Amarelo é de extrema importância para a saúde mental, entendendo que as doenças mentais são silenciosas e prejudicam as relações profissionais, sociais e familiares, gerando agravos irreparáveis aos trabalhadores. É importante falar sobre o assunto, para que busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha.

Vivemos numa sociedade adoecida. A pandemia da covid-19 e o teletrabalho agravaram os casos de assédio no trabalho. Precisamos de um meio ambiente de trabalho saudável e feliz para que a pessoa trabalhe com prazer, dando o seu melhor e sendo feliz com a sua atividade profissional.

Palestras

Serão apresentadas durante o Fórum as seguintes palestras: Prevenção e Enfrentamento das Violências e Adoecimentos Mentais no Trabalho; Saúde Mental e Trabalho: Um Olhar Ttransdisciplinar; Saúde, Trabalho e Subjetividade; além de um Painel Expositivo: Rede de Atenção Psicossocial Paraíba.