Programação completa vai até o domingo (28), com 14 atrações e premiação de R$ 70 mil

No Centro da cidade de Prata, 292 km de João Pessoa, no Cariri da Paraíba, surgiu um verdadeiro parque de exposições de animais de 1,5 km de extensão. É que o município sediará no local, desta quarta-feira (24) ao domingo (28), o maior evento da caprinovinocultura do Estado, a 8a Exposição de Caprinos e Ovinos da cidade de Prata (Expoprata). O evento será lançado nesta quinta-feira (25), partir das 19h, dentro da estrutura.

A Expoprata inicia com a recepção dos animais nesta terça-feira (23) e a organização da exposição espera que sejam centenas deles, como na edição anterior, onde circularam mais de mil animais. Com ênfase na maior produção leiteira caprina do Brasil, que é a do Cariri da Paraíba, haverá o Torneio Leiteiro com premiações de R$ 70 mil, no 4° Circuito Apacco de Caprino. É a principal exposição do setor no país, segundo a Secretaria de Agricultura de Prata.

Conhecido nacionalmente pela genética de qualidade na produção láctea, o município também ofertará o 3° Leilão Genética Prata. A Expoprata gerará alguns milhões de reais para a cidade, segundo o prefeito Genivaldo Tembório, que é um dos históricos gestores que incentivam a atividade leiteira e produz o evento o ano inteiro. Anteriormente à exposição, os caprinocultores são capacitados e estimulados a venderem para o Leite da Paraíba.

“A Expoprata é onde culmina todo o nosso trabalho com a caprino. Nós só temos a agradecer aos produtores por manterem essa atividade gerando renda para muitos habitantes. E uma forma de ser grato é mantendo o apoio na compra do leite de cabra, que agora vamos aumentar de 15 para 20 centavos em cima do preço do litro, de R$ 3,18, já adquirido pelo programa Leite da Paraíba”, enfatizou.

A Expoprata terá a programação cultural com dois festivais que estão na terceira edição, o Cultural Gastronômico e o de Violeiros. A programação apresenta este ano 14 apresentações dos principais nomes do forró da atualidade, além das seis duplas de violeiros do Festival. Henry Freitas, Galego do Pajeú e Arreio de Ouro são alguns das atrações, que iniciam às 20h, no Festival de Violeiros, na quinta-feira (25), e a partir das 21h, de sexta (26) a domingo.

Realizada pela Prefeitura de Prata e apoiada pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), a 8a Expoprata recebeu os apoios da Secretaria de Estado da Agricultura, Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).

O Sebrae Paraíba, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência (Faepa), o Empreender PB, a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), a Apacco, a Associação Brasileira dos Criadores de Caprinos (ABCC) e a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) também apoiam a Expoprata. Os parceiros são Via Leste, Maravilha Motos, Da Fonte Tratores, Valtra e Acoop.

Encontro de negócios – A Expoprata surgiu em 2013 na cidade que é a 4ª maior produtora de leite de cabra do Brasil, segundo o Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE 2017). Somente no ano passado, foram retirados 310.925 litros da Usina de Beneficiamento do Leite de Cabra, mantida pela Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Prata (Accop). Há ainda muitos animais premiados, como cabras leiteiras ganhadoras de prêmios nacionais.

Adiada por dois anos devido à pandemia de Coronavírus, a última Expoprata foi realizada em 2019, com o tema “Criando Turismo de Negócios no Cariri”, rendendo cerca de R$ 1,5 milhão em negócios. Teve como premiação R$ 80 mil reais em várias categorias, principalmente na 7ª Exposição Nacional de Cabras Leiteiras de todas as raças, que ampliou o evento.

*Programação*
Terça-feira, 23