A maior feira de caprinos do Brasil vai até domingo (28); Leilão Genética Prata foi adiado para o sábado (27)

O prefeito da cidade de Prata, no Cariri da Paraíba, Genivaldo Tembório, anunciou um aumento de incentivo à caprinovinocultura do município que deixou os produtores alegres. Ele fez esse anúncio durante a abertura oficial do maior evento da área, a 8ª Exposição de Caprinos e Ovinos de Prata (Expoprata), nesta quinta-feira (25) à noite.

O evento iniciou com a apresentação musical do hino nacional com a cantora Luduvina, acompanhada do sax de Luiz Carlos e do violão de Nilson. Os poetas Joacil Paulino e Barbosão recitaram poesias e alunos das escolas da cidade apresentaram os autores da cidade.

Genivaldo explicou o aumento, que foi de R$ 0,15 para R$ 0,20, somado na compra do litro de leite de cabra, no valor R$ 3,18. O leite é comprado pelo Programa Alimenta Brasil (PAB), por meio da Usina de Beneficiamento do Leite de Cabra, administrada pela Associação de Criadores de Cabra de Prata (Acoop).

O prefeito assinou o documento do incentivo durante a solenidade e foi aplaudido pela população. Genivaldo garantiu que continuará realizando o evento, que já é visto por estrangeiros, já que no Leilão Genética Prata há compradores da Colômbia e Bolívia.

Ainda segundo o prefeito, o evento deste ano pode render até R$ 1,5 milhão em negócios para a pequena cidade da Prata. “O momento hoje é de gratidão, que a gente está dando início a essa retomada da Expoprata com muita expectativa. Tanta luta com os parceiros para esse momento! Desde 2013 que a gente resgatou essa exposição. Há mais de 25 anos que a primeira semente desse evento foi plantada aqui por D. Lila e Jessé Salvador. Cada um contribuiu e a gente vem resgatando essa história”, falou.

Ele comentou do sonho que sempre teve, enquanto secretário, de ampliar a exposição, que começou pequena. Atualmente, a Expoprata ocupada 1,5km da rua principal da cidade, a Avenida Ananiano Ramos Galvão. Este ano são esperados 20 mil visitantes até o domingo (28).

Já a gerente do Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda, falou emocionada desse histórico evento e do desenvolvimento econômico da caprinocultura no município.

“É com muita alegria que estamos aqui na retomada deste evento, que é de suma importância para esta cidade. Essa Prata que é o nosso bem. E a caprinovinocultura vem coroando a nossa história. A gente costuma usar uma frase do Sebrae que diz que fazer futuro é criar história. História também de um grande pacto. De uma grande aliança que nós fizemos no Cariri paraibano. Um pacto da sociedade com as instituições. A Prata foi um dos primeiros municípios a aderir a esse pacto. E a caprinocultura é hoje esse estrondo para o Brasil e para o mundo”, enfatizou.

Festivais – A organização do evento precisou alterar a data do Leilão Genética Prata, que ficou para o sábado (27), às 19h. No mesmo dia, o Festival Gastronômico será a partir das 17h. A partir desta sexta-feira (26), os shows iniciam sempre às 21h. Forró Prestando, Bedeu Quirino e Gleydson Gavião são as atrações de sexta.

A 8ª Expoprata apresentou na noite de quinta-feira seis duplas de violeiros no Festival. Centenas de pessoas assistiram os repentes da Praça da Cultura e da Gastronomia. Os poetas da cidade se apresentaram e os participantes prestigiaram também as comidas de Prata.

Para a secretária de Cultura e Turismo do município, Rosângela Rafael, o evento está só começando. “Ainda teremos o Festival Gastronômico no sábado (27), que atrai um público gigante ao espaço. Nesta noite de abertura, exibimos o videoducumentário ‘Caprinovinocultura da Prata’ produzido aqui na cidade, envolvendo sete incentivadoras desta atividade contando suas histórias. O público gostou e estamos planejando inserir na programação de 2023 mais vídeos. É

assim que construímos esse evento, que é também cultural”, concluiu.