Homens e máquinas trabalham diariamente nas obras do Sistema de Esgoto Sanitário do município da Prata. O objetivo da obra é levar os pratenses, melhores condições na rede de esgoto e por consequência saúde, o que vai melhorar e muito a qualidade de vida de todos. De acordo com o prefeito Genivaldo Tembório: “as obras de Saneamento estão a todo vapor! Não vai demorar muito para a nossa Prata está 100% saneada.”

Ainda segundo o prefeito Genivaldo Tembório garantiu que “a Estação de Tratamento de Esgoto é uma das maiores e mais importantes obras de Prata .

O sistema nunca foi de fato recebido pela Cagepa pois precisava de ajustes. A manutenção também vinha sendo feita totalmente pelo município mesmo sem um corpo técnico, porém esta era uma preocupação da gestão pra que o sistema não entrasse em colapso.