O município de Prata, no Cariri paraibano, está na segunda cidade do cariri e na décima segunda da Paraíba atestado no quesito transparência pública. Os dados foram colhidos no site do Tribunal de Contas do Estado, através da plataforma Turmalina, que faz um ranking comparando o ‘Portal da Transparência’ de todos os 223 municípios paraibanos.

Em contato com o a reportagem do Portal cariri PB, o prefeito Genivaldo Tembório avaliou o positivamente o resultado, agradeceu o reconhecimento de sua gestão através da pesquisa. Segundo ele, os dados refletem o empenho e dedicação de toda a equipe que está à frente da atual gestão. “Ficamos felizes com o reconhecimento de nosso município, o que demonstra que estamos no caminho certo e assim precisamos continuar”, comentou Genivaldo.

Saiba mais sobre a plataforma Turmalina:

A plataforma, que na verdade é definida pelo próprio TCE como um robô, trabalha diariamente durante a noite analisando os portais da transparência de todas as cidades paraibanas, aplicando filtros desenvolvidos pelo TCE-PB, para, a partir deles, classificar o site em questão como mais ou menos transparente.

São nove categorias, sendo cada uma delas divididas em várias subcategorias. Esses parâmetros de avaliação são: Instrumentos de Planejamento (30 pontos); Processos Licitatórios (150 pontos); Contratos (40 pontos); Convênios (45 pontos); Receita Orçamentária (45 pontos); Receita Extraorçamentária (15 pontos); Despesa Orçamentária (120 pontos); Despesa Extraorçamentária (50 pontos); e Pessoal (50 pontos).

Somando tudo, cada município pode receber até 545 pontos, a depender da disponibilidade ou não desses dados acima citados. O robô trabalha fiscalizando todos os 223 portais verificando essa transparência.

Informações do Portal cariri pb