Na busca por promover uma sociedade mais inclusiva e acolhedora, a Prefeitura Municipal da Prata, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, reforça seu compromisso com o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos. Nesse contexto, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) emerge como uma ferramenta essencial na materialização das políticas de assistência social.

O SCFV é mais que um serviço, é um espaço de interação, aprendizado e acolhimento, onde os idosos encontram um ambiente propício para compartilhar experiências, fortalecer laços afetivos e desenvolver habilidades. Através da organização em grupos, o SCFV visa ampliar a convivência entre diferentes culturas e vivências, fomentando o sentimento de pertencimento e identidade.

Ao direcionar o olhar para as necessidades específicas da terceira idade, o SCFV é adaptado para atender às demandas de cada faixa etária, garantindo assim uma abordagem sensível e personalizada. Os grupos são estruturados de forma a proporcionar atividades e dinâmicas que estimulem o corpo, a mente e as relações interpessoais.

Dentre as atividades oferecidas, destacam-se aulas de ginástica adaptada, oficinas de artesanato, rodas de conversa sobre saúde e bem-estar, passeios culturais e momentos de integração com a comunidade. Cada atividade é pensada estrategicamente para promover a autonomia, a socialização e o protagonismo dos idosos, respeitando sempre suas individualidades e limitações.