Nesta segunda-feira 15 de janeiro estiveram reunidos no auditório da prefeitura da Prata, os médicos veterinários Ricardo Cavalcante de Monteiro e Tamara Pessoa com os representantes da prefeitura e produtores de leite que fornecem para o laticínio Lebon, recebendo orientação para melhorar a saúde do rebanho com relação a brucelose, zoonose de importância econômica tendo em vista que pode gerar prejuízo a saúde dos animais e as pessoas que os manejam.

Doença – A brucelose é uma doença infectocontagiosa de caráter climático causada por bactérias do gênero Brucella, que atinge diversas espécies de animais e o homem. Sendo uma zoonose de distribuição mundial, acarreta problemas sanitários e prejuízos econômicos importantes. Prezando pelo controle da doença, é obrigatória a vacinação de todas as fêmeas bovina e bubalina, de três a oito meses de idade, contra a brucelose.

“O homem pega essa doença através do contato da saliva do animal ou consumido a carne in natura , sem estar cozido ou assada; ou através do leite não pasteurizado. Diante disso, é também uma doença de importância econômica, pois causa prejuízo a quem manipula esse tipo de alimento”, destacou Isaac Simões, médico veterinário responsável pela aplicação do imunizante.