Exposição com centenas de animais evidencia a melhor genética do País, gera negócios, mostra a cultura e movimenta o turismo

A cidade de Prata, no Cariri da Paraíba, se organiza para o lançamento da 9ª Exposição de Caprinos e Ovinos (ExpoPrata). O lançamento oficial do maior evento da caprinovinocultura no Brasil está marcado para a segunda-feira (10), a partir das 19h, no canal parceiro TV do Bode no YouTube, Facebook e Instagram.

Ocupando toda a avenida principal da cidade, a exposição dará R$ 80 mil em prêmios este ano e será realizada de 23 a 27 de agosto. Realizada pela Prefeitura de Prata e apoiada pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), e Sebrae Paraíba.

Haverá ainda a 9ª etapa do Circuito Apacco 2023, evento que controla a qualidade dos animais expostos, principalmente na genética e produtividade. A feira mostra máquinas e equipamentos, palestras, cursos, oficinas, seminários, rodadas de negócios e dois eventos culturais de peso, o Festival de Violeiros e o Concurso Gastronômico.

São cinco dias de atividades, tudo gratuito e direcionado a produtores, técnicos, estudantes e pesquisadores da área.

Como um evento que também ativa o entretenimento, haverá grandes shows todas as noites, o que atrai milhares de pessoas para se divertir na Prata. O prefeito Genivaldo Tembório mostrou satisfação em realizar a exposição, que injetará milhões de reais na economia da cidade.

“A ExpoPrata é um evento que promove a atividade econômica na região e gera grandes oportunidades de negócios, intercâmbio de informações e conhecimento técnico para profissionais, produtores, estudantes e público em geral. Esperamos que todos os criadores, principalmente os do Cariri, façam bons negócios nestes cinco dias de exposição e que os visitantes possam curtir ao máximo nossas atrações”, comentou.

Economia da caprinovinocultura

O ano passado, a 8ª edição da ExpoPrata foi de retorno pós-pandemia e conseguiu render quase R$ 2 milhões em negócios fechados no local ou ao longo do ano. Antes, houve a 7ª edição em 2019, com o tema “Criando Turismo de Negócios no Cariri”, que já rendeu cerca de R$ 1,5 milhão em negócios e realizou a 7ª Exposição Nacional de Cabras Leiteiras de todas as raças, que ampliou o evento.

A programação de shows vem crescendo também a cada ano na ExpoPrata. Além dos grandes shows, o Festival de Violeiros e o Concurso Gastronômico atraem muitos visitantes à praça da alimentação montada no espaço do evento. Shows de forró pé-de-serra e o Encontro de Poetas Repentista do Cariri Paraibano continuarão como outros atrativos.

A prefeitura de Prata sempre apostou no turismo rural como uma das principais fontes de renda, por isso participa da Rota Cariri Cultural desde o início em 2015. Conforme a secretária de Turismo e Cultura, Rosângela Freitas, é uma forma de estimular o empresariado local no desenvolvimento e manutenção dos micros e pequenos negócios culturais.

*História da maior exposição de caprinos*

A Expoprata surgiu em 2013 numa cidade que é uma super produtora de leite de cabra do Brasil. Somente em 2021, foram retirados 310.925 litros desse que é um dos alimentos mais nutritivos, de acordo com a Usina de Beneficiamento de Leite de Cabra de Prata, um dos principais pontos de compra do leite no Cariri.

Conforme o secretário de Agricultura do município, Haron Salvador, a ExpoPrata tem crescido muito a cada ano. Isso se deve ao esforço coletivo empenhado na realização do evento para o fortalecimento da pecuária e do agronegócio múltiplo da caprinocinocultura.

Outros apoiadores são a Secretaria de Estado da Agricultura, Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Sistema de Crédito Cooperativo (Sicred) e Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência (Faepa), o Empreender PB, a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), a Apacco, a Associação Brasileira dos Criadores de Caprinos (ABCC) e a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) também apoiam a ExpoPrata.

Os parceiros são Via Leste, Maravilha Motos, Da Fonte Tratores, Valtra e Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Prata (Acoop). A rede social do evento é o Instagram: https://instagram.com/8expoprata?igshid=YmMyMTA2M2Y=.

Assessoria de imprensa: Valdívia Costa (83) 98644-5303