Dois tipos de competições foram realizadas nesta quarta (24) e quinta-feira (25), com quatro ordenhas ou retiradas de leite de 75 cabras participantes

As cabras do Cariri da Paraíba ganharam duas das três categorias da 4ª etapa do Circuito Apacco do Torneio Leiteiro da 8ª Exposição de Caprinos e Ovinos da Prata (Expoprata). Dois tipos de competições foram realizadas nesta quarta (24) e quinta-feira, com quatro ordenhas ou retiradas de leite de 75 cabras participantes. Torneio gerou a retirada 215,125 quilos de leite na competição municipal e 401,125 quilos a regional, totalizando 616,250 quilos de leite, que foram repassados à Usina de Beneficiamento da cidade. Foram distribuídos R$ 70 mil em prêmios.

Na competição PC/PO, na categoria cabrita, quem venceu foi Bela, de Venturosa (PE), que teve 15,849 quilos de leite retirados. Já na categoria cabra jovem, a caririzeira Petra de Monteiro (PB), que mais teve leite em toda competição, com 21,420 quilos de leite retirados. E a categoria cabra adulta, contemplou a outra cabra do Cariri, Jaspe, do Capril Sousa de Prata, que teve 18,650 quilos retirados.

Já na competição municipal, na categoria cabra jovem, o capril Maria Clara exibiu a super campeã Galega, que ficou em primeiro lugar com 12,238 quilos de leite retirados e em segundo lugar também, com 10,458 quilos. Voltando à categoria cabrita, quem ganhou em primeiro foi a cabra Sacrifício, do Capril Sousa, que retiram 12,348 quilos. Na categoria cabra adulta, a super campeã nacional, Gisele, do Capril Fita, ganhou em primeiro lugar, com 15,955 quilos de leite.

De acordo com o superintendente da Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco) e coordenador do Circuito, Renato Vaz, o concurso prova que as cabras brasileiras são animais que produzem muito leite. Para se ter uma ideia, somente de uma delas foi retirado mais de 8kg de leite durante a etapa do Circuito de Cabaceiras, já no Torneio deste ano.

Realizada pela Prefeitura de Prata e apoiada pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), a 8ª Expoprata recebeu os apoios da Secretaria de Estado da Agricultura, Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob).

O Sebrae Paraíba, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência (Faepa), o Empreender PB, a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), a Apacco, a Associação Brasileira dos Criadores de Caprinos (ABCC) e a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) também apoiam a Expoprata. Os parceiros são Via Leste, Maravilha Motos, Da Fonte Tratores, Valtra e Acoop.

Circuito na Expoprata

Durante a 8ª Expoprata, o resultado do concurso saiu logo após o torneio leiteiro e o resultado da pista saiu após a finalização do julgamento. As duas competições distintas, reuniu criadores que competem no torneio, mas também competem na pista, segundo o coordenador Renato.

“É um evento que já está consolidado entre todos os criadores do Nordeste. Neste ano, a 3ª etapa do Circuito ainda ocorreu em Taperoá em julho, também no Cariri da Paraíba. Já a final da competição será de 11 a 18 de setembro durante o Paraíba Agronegócio, em João Pessoa. Convido a todos os criadores a prestigiarem mais essa grande final”, concluiu.