exames-rapidos-prata-pb

Implantação dos testes rápidos para detecção de Sífilis, HIV e Hepatites B e C, seu publico alvo são as gestantes e pessoas vulneráveis.

Esse evento aconteceu nesta segunda feira no PSF 2 a partir das 8 horas da manha, onde se iniciou o atendimento com as gestantes.

As pessoas poderão fazer, gratuitamente, o exame, que é feito a partir da coleta de sangue da ponta do dedo. Onde as duas enfermeiras do PSF,a senhora Roberta Bezerra Barbosa Cirnei e a senhora Fátima de Jesus Ramos Reinaldo, ficaram responsável pelos exames.

O sangue é colocado em um dispositivo de testagem e o resultado sai em apenas 20 minutos. Se o resultado for negativo, o diagnóstico é fechado. Em caso de resultado positivo, é realizado outro teste para confirmação. Já o teste de triagem de sífilis dá o resultado em até 15 minutos.O resultado do teste rápido tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório. O teste de aids não deve ser feito de forma indiscriminada e a todo o momento. O aconselhável é que quem tenha passado por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido, faça o exame. Após a infecção pelo HIV, o sistema imunológico demora cerca de um mês para produzir anticorpos em quantidade suficiente para serem detectados pelo teste. Por conta disso, é melhor fazer o exame após esse período.

“Através deste programa tornaremos mais eficiente o monitoramento dessa doença na Paraíba e no nosso município. Como consequência dessa maior vigilância das doenças e DST’s/HIV dentro do nosso Município”. Enfatizou o secretária de saúde Maria aparecida.