sábado , 22 setembro 2018

Prefeitura da Prata em parceria com a secretaria de Agricultura,Começa a 2ª Etapa da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa

2-etapa-da-campanha-da-vacinacao-da-febre-aftosa-2014

A Prefeitura da Prata , através da Secretaria de Agricultura , vai dar início a segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa no município. Entre os dias 1º e 31 de novembro, serão vacinados animais bovinos (bois e vacas) com a idade até 24 meses.

A vacinação tem o papel fundamental na prevenção e erradicação da febre aftosa. O produtor rural que não tiver com a vacinação dos animais em dia será multado em R$112,92 por cabeça não vacinada, além de ser impedido de fazer o transporte de seus animais disse o secretario Genivaldo Fernandes.

A febre aftosa é uma doença aguda provocada por um vírus que atinge bovinos, búfalos, ovinos, caprinos e suínos. A doença causa febre, seguida do aparecimento de vesículas (aftas) principalmente na boca e nos cascos, o que dificulta a movimentação e alimentação dos animais e acarreta elevada rápida perda de peso e queda na produção de leite.

O vírus pode ser encontrado no sangue, saliva, leite, urina e nas fezes dos animais afetados. Qualquer objeto contaminado com uma dessas fontes de infecção torna-se uma perigosa fonte de transmissão da doença de um rebanho a outro.