quarta-feira , 13 dezembro 2017

Prefeitura da Prata e Governo iniciam a construção de barragem subterrânea no município

Neste mês de Dezembro, o Governo da Paraíba iniciou a construção de barragens subterrâneas do Plano Emergencial de Enfrentamento à Estiagem – Programa Viva Água no município da Prata, uma parceria entre Prefeitura e o Governo.

Ao todo seis comunidades rurais estão sendo beneficiadas que são: Boa Sorte,Balanço,São Francisco,Agrovila Laginha, Macacos e Riacho da Prata. O Governo do Estado entra com os anéis e a lona,prefeitura com a maquina e o agricultor com a mão de obra

“O objetivo de uma tecnologia social é produzir um novo patamar de desenvolvimento, que permita o acesso e a produção do conhecimento por toda a população, unindo os saberes acadêmico e popular na busca de soluções sociais inovadoras.

O secretario de agricultura Genivaldo Fernandes explicou que as barragens subterrâneas são feitas com a instalação de uma lona plástica na parte mais baixa do terreno, impedindo que a água da chuva escoe, e permitindo um reservatório para a irrigação.

A construção da barragem subterrânea em Prata, com 50m de comprimento por 3,1m de profundidade, ajudará os agricultores do município, a salvar suas lavouras e a manter o rebanho em período de estiagem. A avaliação é do prefeito Junior Nóbrega que foi parceiro na construção da barragem subterrânea.

“É muito importante essa parceria, pois convivemos numa região muito seca que se não fosse essa união de forças governo, prefeitura e comunidade essa barragem jamais poderia se tornar realidade. Então, temos que agradecer ao Governo do Estado por essa iniciativa e colaborar da melhor forma para que os agricultores familiares tenham, no próximo ano, com as chuvas chegando, águas já represadas nessas barragens”, disse o prefeito.