encontro-paraibano-de-secretarios-municipais-da-agropecuaria-e-da-pesca

O diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), Argileu Martins da Silva, representa, nesta terça-feira (28), o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Encontro Paraibano de Secretários Municipais da Agropecuária e da Pesca, no Centro Universitário de João Pessoa.

O evento promove a discussão de caminhos para o desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca na Paraíba e terá a assinatura do protocolo de intenções entre o Governo do Estado e os municípios para a implantação do Sistema de Inspeção Agropecuária Municipal (Sim).

“É uma iniciativa importante porque traz os municípios para a estratégia de desenvolvimento. Nenhuma proposta de desenvolvimento tem eficácia sem os municípios, então um evento que abre uma discussão entre os secretários municipais de agricultura e prefeitos sobre como as políticas públicas chegam e interagem em seus municípios é estratégico para o estado da Paraíba”, diz Argileu Martins.

Desenvolvimento:

O diretor do Dater fala, às 10h30, sobre Desenvolvimento rural, desafios e perspectivas para a inclusão produtiva. Argileu apresentará dados estaduais das políticas públicas da SAF/MDA; como elas funcionam regionalmente, entre elas o Garantia-Safra, o Plano Brasil Sem Miséria, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o fundo de participação.

Em debate, também, a importância da agricultura familiar para a economia local, a população economicamente ativa no setor, compras institucionais e venda direta da agricultura familiar.

Secretários de agricultura da Prata estiveram presente:

Adeilza Procópio, Gerente de Recursos Naturais.

Josenildo Rodrigues, Gerente de Desenvolvimento Sustentável.