garaintia-safra-prata-pb

A EMATER-PB, em parceria com a Prefeitura Municipal da Prata, iniciou as inscrições de agricultores familiares para adesão ao programa Garantia Safra. O Gerente Administrativo da Emater no município, Jonildo Torres, aproveitou a oportunidade no Sítio Melo, para dar maiores explicações aos agricultores e seus familiares.

O Garantia Safra (GS) é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) voltada para os agricultores e as agricultoras familiares que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas. Para participar do Garantia-Safra, é necessário que, anualmente, estados, municípios e agricultores localizados na área de atuação da SUDENE façam adesão ao GS.

Os agricultores que aderirem ao GS nos municípios em que forem detectadas perdas de, pelo menos, 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca, milho ou outras atividades agrícolas de convivência com o Semiárido, receberão a indenização prevista pelo Garantia-Safra diretamente do governo federal, em até seis parcelas mensais, por meio de cartões eletrônicos disponibilizados pela Caixa Econômica Federal. O beneficio 2014 do garantia safra é de R$ 850,00 dividido em 5 parcelas.