capcitacao1

Os agricultores do município da Prata receberam nesta quarta-feira (27), um treinamento para que possam fazer armazenamento de ração animal por meio de silagem, para que possam ter alimento para seus animais no período da seca. O treinamento foi oferecido pela Prefeitura Municipal. Dezenas de agricultores marcaram presença e saíram bastante satisfeitos do processo de aprendizagem.

capcitacao5

O dia de campo aconteceu na fazenda do prefeito Júnior Nóbrega, onde foi visto na prática como se faz um silo. Estiveram no treinamento a primeira dama Maria Aparecida (Nôta), o Gerente de Desenvolvimento Sustentável, Josenildo Rodrigues, o vereador José Erinaldo (Bobô), e o vereador ourovelhense Naldo. A aula foi ministrada pelo técnico em agropecuária José Juceí Quintans.

capcitacao6

Silagem – Produto resultante da fermentação, realizada por bactérias, de forrageiras em processo de anaerobiose, picadas e acondicionadas em silos. Este processo de produção de silagem denomina-se ensilagem e quando feito adequadamente, seu valor nutritivo é semelhante ao da forrageira verde. O processo de ensilagem deve ser feito com a planta cortada na época certa, enchendo-se o silo, de forma a compactar a massa verde picada e, por último, a vedação do local de armazenamento.

capcitacao8