1-cavalgada-da-uniao-2013

Uma grande recepção para os cavaleiros, um grande café da manha na usina de beneficiamento de leite de cabra “Acoop” na cidade da Prata – PB, mais de 300 vaqueiros estiveram presentes, o evento contou também com a presença do cantor Delmiro Barros e do aboiador Jurandir Temborio.

A cavalgada chegou por volta das 10:30 na sede da antiga e histórica fazenda São Paulo dos Dantas, de propriedade do Sr. Delmiro Dantas “Major Delmiro como é popularmente conhecido”, onde localizá-se a Senzala construída por sertanistas desbravadores no século XVII  e inicio do século XVIII, que buscavam encontrar jazidas de minerais preciosos como ouro e prata.

O nome São Paulo dos Dantas tem origem da família Dantas natural de Portugal, que aportou no sertão paraibano no inicio do século XVIII, assim sendo, o conjunto da fazenda são Paulo dos Dantas e a senzala constitui-se em um dos mais antigos marcos da historia do desbravamento do sertão nordestino e do Brasil. Por explorarem terras desconhecidas e hostis os sertanistas andavam sempre bem armados e guiados por índios mansos, a senzala era utilizada para aprisionar os índios capturados e posteriormente os escravos.

O evento contou com as participações dos prefeitos de Amparo, José Arnaldo, vice-prefeito Flávio Messias, primeira dama Fernanda Virginia; prefeito da Prata, Júnior Nóbrega, vice prefeito Café, primeira dama Aparecida Nóbrega; médico da família de Ouro Velho, Dr. Júnior, vice prefeito Ike, vereadores Wendell, José Augusto e Marta Bernardes; prefeito de São Sebastião do Umbuzeiro Chico Neves, prefeito de Parari, Josa; vice governador do estado Rômulo Gouveia, e ainda a presença ilustre de Moacir Rodrigues, além de várias outras autoridades do Cariri e da Paraíba.

E por volta das 19h00 já na cidade de Amparo, os cavaleiros deram uma volta triunfal pelas ruas da cidade, onde a cavalgada foi finalizada com um show com o cantor Delmiro Barros e banda Forró do Vale.